Por: Pedro Franco
Texto original: “Please explain it to me“
Quando discordamos fortemente de alguém, podemos nos sentir relutantes em pedir a essa pessoa que nos explique como ela enxerga determinada questão. Fazer isso pode sentir como se estivéssemos lhe dando espaço para nos dar um sermão. Estudos mostram, no entanto, que esse simples pedido também pode induzir processos psicológicos bastante produtivos. Em uma série recente de estudos, participantes que foram solicitados a explicar (em vez de discutir livremente) tópicos sobre os quais tinham posicionamentos fortes tendiam a exibir um raciocínio mais aberto e relataram sentimentos mais positivos em relação ao seu interlocutor.
Uma das principais razões para esses resultados positivos, argumentam os autores, é que solicitar explicações tende a manter o discurso focado em mecanismos de causa e efeito ao invés de argumentos moralistas. Isso é crucial por alguns motivos. Primeiro porque tende a induzir no explicador um senso de distanciamento objetivo do tópico (o que pode ser muito útil para manter a temperatura da conversa sob controle). Em segundo lugar, como afirmações de causa e efeito podem ser contestadas objetivamente de uma forma que as afirmações morais não podem, as pessoas tendem a ser mais cautelosas sobre suas afirmações e a refletir um pouco mais sobre o que estão dizendo.
Na verdade, tentar explicar um tópico polêmico muitas vezes pode dissipar o que os cientistas chamam de ilusão de profundidade explicativa, ou seja, a crença de que sabemos mais sobre um tópico do que realmente sabemos. Quando percebemos nossa incapacidade de explicar um problema tão detalhadamente ou tão profundamente quanto gostaríamos, tendemos a adotar um pouco mais de humildade intelectual – e geralmente aceitamos mais as lacunas em nosso conhecimento quando percebemos essas lacunas por conta própria do que quando outras pessoas tentam apontá-las por nós.
Por fim, pedir a alguém que explique um assunto que as move também oferece a nós a oportunidade de escutar. Este é provavelmente o ponto mais importante, uma vez que nenhum dos efeitos positivos descritos acima provavelmente se materializará se o explicador não sentir que está sendo ouvido. Quando estão sendo ouvidos, não apenas é mais provável que se esforcem para refletir mais profundamente sobre o que dizem, mas também quase invariavelmente se sentirão mais positivamente em relação ao ouvinte.
Devemos ter em mente, no entanto, que não existe uma técnica infalível para evitar que discussões políticas delicadas descarrilem. Na verdade, esse tipo de técnica às vezes pode sair pela culatra. Se motivado pelo desejo de ganhar uma discussão ou justificar a própria posição, induzir discursos explicativos pode levar a um raciocínio rígido e auto-confirmatório e gerar ainda mais antipatia entre as partes. Mas, quando estimulado pelo genuíno desejo de compreender e temperado por um pouco de auto-distanciamento, fazer com que nós mesmos e os outros tentemos explicar problemas em vez de discuti-los traz a promessa de trocas mais produtivas, mesmo que ambos os lados acabem mantendo suas posições iniciais.
Para uma discussão mais aprofundada sobre como e por que pedir explicações pode ajudar a despolarizar discussões delicadas, confira o estudo abaixo:
Elnakouri, A., Huynh, A. C., & Grossmann, I. (2023). Explanation-Oriented (vs. Free) Discussion Promotes Open-Minded Political Reasoning (SSRN Scholarly Paper 4369067). https://doi.org/10.2139/ssrn.4369067
Sobre a Biblioteca Prisma
Nossa coleção de artigos tem o intuito de informar e instigar discussões sobre como a polarização política se manifesta em ambientes diversos e os caminhos possíveis para evitar seus efeitos mais tóxicos. Buscamos trazer textos de autores brasileiros e internacionais que atuam nessa área de forma a disponibilizar seus insights para um público maior.
Imparcialidade não é uma exigência aos autores que contribuem para essa biblioteca. Textos podem trazer consigo lentes e predisposições político-ideológicas que não necessariamente refletem o posicionamento do Projeto Prisma sobre qualquer assunto em particular. Perspectivas diversas são bem-vindas contanto que busquem se harmonizar com os princípios do nosso projeto.
Entre em contato caso deseje contribuir para nossa biblioteca.